O Mutismo Seletivo é um Transtorno de Ansiedade que acomete crianças bem pequenas, geralmente com início entre os 2 e 5 anos de idade.
Caracteriza-se por uma incapacidade de falar em alguns locais, em algumas situações e com algumas pessoas, inclusive da própria família.
O emudecimento é ocasionado pelo grau de ansiedade, medo e vergonha que a criança vivencia. Essas emoções paralisam a voz e seu comportamento não-verbal.

Essas crianças têm inteligência preservada, compreendem a linguagem e a língua vigente e são capazes de falar normalmente em lugares onde se sentem seguras e confortáveis. Porém quando a expectativa da fala acontece, por exemplo no ambiente escolar, o primeiro local de exposição social das crianças, a ansiedade toma uma proporção tão grande que ela emudece.
Normalmente elas também apresentam dificuldade em olhar nos olhos, sorrir, ir ao banheiro, comer na escola, brincar, e explorar novos ambientes.
A percepção dessas crianças é que estão sendo observadas constantemente, por isso, seus movimentos ficam paralisados sempre que se sentem expostas.
Atualmente sua prevalência é de 1 a cada 140 crianças em idade pré -escolar.
É um transtorno que gera sofrimento, prejuízo acadêmico e sócio emocional em um período de desenvolvimento cerebral muito importante.